O que é TOEFL

O teste começou na década de 1960, e a versão atual, TOEFL iBT, surgiu em 2005. É teste de inglês para medir a capacidade de uma pessoa em várias competências, a fim de verificar como se comportariam num ambiente acadêmico. Foi originalmente concebido para ajudar no processo de ingresso de estudantes estrangeiros, cuja língua materna não é o inglês, quando se candidatam a cursos universitários nos Estados Unidos. O acrônimo iBT significa internet-based-test (teste baseado na Internet) e foi criado para o distinguir de outras versões anteriores, que eram realizadas em centros de testes em papel. Atualmente, O teste é feito num computador ligado aos servidores do TOEFL nos EUA. No entanto, é possível fazer o teste tanto em casa como num centro de testes. As vantagens e desvantagens de ambas as opções são analisadas mais adiante nesta página.
Quem aceita as notas
Hoje, o teste é usado principalmente pelas universidades e colégios no mundo e o certificado é válido por dois anos. Aceitam em muitos países, não só nos de língua inglesa, como os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, mas também para qualquer curso que tenha uma grande parte em inglês. Pode candidatar-se a um mestrado em Direito na Alemanha, por exemplo, onde as aulas são dadas em inglês, pelo que a universidade também exigirá uma prova de competência em inglês, e uma opção seria o teste TOEFL. Há outras opções de teste, como o IELTS, mas o TOEFL é o mais difundido. Também aceitam pela imigração da Austrália e pela Nova Zelândia para a solicitação de vistos de migração qualificada e de negócios. É uma das opções para demonstrar seu nível de inglês ao solicitar uma bolsa, tal como a bolsa Fulbright ou CAPES. Além disso, se você trabalha na área médica, por exemplo, sendo dentista, enfermeiro ou farmacêutico, as pontuações são exigências obrigatórias do conselho médico dos EUA. Por exemplo, para obter uma certificação na área farmacêutica, é obrigatório atingir o mínimo de 26 na expressão oral de TOEFL iBT. Por fim, alguns cursos de pós-graduação em universidades brasileiras também exigem a prova quando o curso possui uma exigência significativa de compreensão do inglês na sua área de especialidade. Já ministrei meu curso para alunos de todas essas categorias. Nesses casos, pode fazer a versão de TOEFL que não é iBT, podendo fazer a versão ITP. Em 2021, foi lançada mais uma prova – TOEFL Essentials, uma versão mais acessível (menos acadêmica), mas não é popular.
Quanto custa o TOEFL?
Na última vista no site oficial de TOEFL, foi US$245, mas para verificar pode ir ao site onde tem todas as taxas atualizadas, incluindo valores para reagendamento, cancelamento, entre outros.
Onde pode fazer a prova no Brasil
De todas as provas que podem fazer para estudar fora, como IELTS, por exemplo, a prova de TOEFL tem mais lugares do que qualquer outra prova. Não precisa ir para as cidades capitais para fazer. Pode achar um test center em diversas cidades, por exemplo, Campinas, Ribeirão Preto, entre outros. Para mais informações, entre no site do ETS e verifique. A disponibilidade depende da cidade e da demanda. Por exemplo, há vários lugares que oferecem a prova em São Paulo, normalmente cada sábado, quarta e sexta-feira. Mas em Belo Horizonte, ou Curitiba, talvez entre uma e quatro vezes por mês. Em 2020, foi lançada o TOEFL iBT Home Edition. Essa versão de prova é igual à que oferecem no test center. A diferença é que você pode fazer em casa quase todos os dias do ano.
Test center ou Home Edition?
Cada opção tem pontos positivos e negativos. O centro de testes é o mais tradicional. Os melhores, normalmente, são escolas de idiomas bem conhecidas, como ICBEU, Alumni, entre outros, mas também têm escolas menores, como Flex Center em São Paulo, que servem bem. Infelizmente, alguns lugares não são bem organizados, mas a lista é pequena, baseada nas experiências de ex-alunos. Algumas pessoas enfrentam dificuldades com o nível de ruído durante a fase oral do exame, mas se esse for o seu caso, poderá optar por locais que permitam um número menor de participantes. É evidente que é necessário realizar uma breve pesquisa sobre os locais disponíveis. Certamente realizaria o teste em um local organizado, especialmente porque tenho dificuldades ao realizar a versão em casa, como explicarei a seguir. Para mim, o TOEFL Home Edition vem com restrições de que não gosto. O mais importante é fazer anotações no teste, que é essencial para obter uma pontuação muito alta, especialmente em todas as seções que têm áudios, ou seja, três das quatro partes do teste (listening, speaking e writing). Em casa, não é permitido fazer anotações em papel, como é possível em um centro de testes regular. As opções são um quadro branco A4 ou uma transparência de plástico. Falarei mais sobre isso no blog, mas com um quadro branco A4, você tem de limpá-lo constantemente, quase toda vez que completa um áudio. No local do teste, você pode ter a quantidade de papel de que precisar para fazer suas anotações.